quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Piso salarial para o bibliotecário

Uma notícia ótima para os que estão formando ou para os recém formados em biblioteconomia, o texto base para o projeto de lei para o piso salarial do bibliotecário foi formulado.

Segue abaixo a informação completa.


CRB-1 e Deputado Chico Leite elaboram Projeto de Lei para piso salarial de Bibliotecário.
O Conselho Regional de Biblioteconomia, com a parceria e apoio do Deputado Distrital Chico Leite e da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, elaborou a minuta para o texto base do Projeto de Lei que estabelece o piso salarial para o profissional Bibliotecário empregado em instituições privadas, no âmbito do Distrito Federal.

Esta iniciativa, que é baseada no parâmetro utilizado pela Ordem dos Advogados do Brasil para seus profissionais, estipula o valor salarial médio para o profissional que exerce função em bibliotecas privadas, uma vez que não há equivalência mínima para esta categoria.

Desta forma, o texto estabelece inicialmente em seu parágrafo 1º os valores de R$1.500,00 para quatro horas diárias de trabalho ou de 20 horas semanais e de R$2.500,00 para o caso de dedicação exclusiva em jornada de oito horas diárias ou para 40 horas semanais. Quanto ao reajuste salarial, este deverá acontecer anualmente, sempre no dia 1º de janeiro e corrigido pela variação do Índice Nacional de Preços do Consumidor – INPC.

A minuta ainda encontra-se em processo de discussão antes de ser enviada ao GDF, porém, de acordo com o presidente do CRB-1, Antônio Silva, seu texto ainda deve sofrer modificações quanto aos valores, uma vez que estes foram tomados apenas como base referencial, seguindo o padrão utilizado pela OAB. Ele destaca ainda o lançamento do abaixo-assinado on-line, disponibilizado no site http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N31163, para arrecadar assinaturas, contando com o apoio e participação da categoria no envio e aprovação dessa proposição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário