quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Reinventando a biblioteca




Quando pensamos em biblioteca pensamos em livros aos montes, mesas cheias de pessoas estudando ou então dormindo, silêncio e outras coisas clássicas vinda da visão de uma biblioteca. Mas hoje com novas tecnologias em ascensão, o uso do espaço da biblioteca esta em declínio, as livrarias já não vendem como antes, os livros estão perdendo espaço como suporte predominante na leitura, obrigando a biblioteca a se reinventar.
Algumas bibliotecas estão transformando seus espaços em verdadeiros complexos culturais, um exemplo tupiniquim seria a biblioteca de Manguinhos que esta localizada na zona Norte do Rio, para atender um complexo de 16 favelas com um acervo de 27 mil títulos, além de salas para cursos gratuitos para reuniões comunitárias e para projetos multimídia. Um café e um cineteatro devem ser inaugurados neste semestre.
 


Outras bibliotecas inovaram na utilização de seus espaços, umas realizam cerimônias de casamento no interior da biblioteca, em algumas bibliotecas europeias a celebração virou mania.



Na Dinamarca a futura biblioteca Aurhus será um complexo multiuso e tecnológico que mais parece um shopping.








Nenhum comentário:

Postar um comentário