quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Adaptações de livros para o cinema



A indústria cinematográfica sempre esta em movimento, buscando inspirações onde pode, seja em histórias de personalidades, narrando o cotidiano das pessoas ou alem disso nos clássicos livros da literatura. Mas o difícil é a adaptação para as telinhas. Como converter uma historia narrada por palavras para o cinema? Como transformar palavras em imagem? A maioria das vezes os leitores não gostam das adaptações, sempre dizendo que preferem o livro, mas temos que entender que é uma tarefa difícil e que as perspectivas mudam com a visão de cada diretor.


Um exemplo recente foi a adaptação do livro On the Road de Jack Kerouac para as telinhas, o livro mais importante do movimento beat foi adaptado pelo diretor brasileiro Walter Salles que fez grandes produções como Diários de Motocicleta e Abril Despedaçado. Porem filme não foi bem aceito pelos leitores do livro, recebendo várias críticas dos fãs. 

Um dos meus livros favoritos!






Diferente do livro de Kerouac, a adaptação do livro da britânica J. K. Rowling - Harry Potter fez sucesso nas telas de cinema, sendo uma das franquias de maior sucesso no mundo. O que difere da maioria das críticas às adaptações de livros. O livro Harry Potter ficou até mais popular com o filme, tornando-o um dos livros mais lidos no mundo.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário