quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


Movimento estudantil e Centro acadêmico de Biblioteconomia



Cesar Roberto Gonçalves de Souza


No meio do ano letivo na UnB a greve dos docentes é declarada junto com outras universidades federais, um movimento integrador a favor da melhoria de salários e da educação. Na greve da Universidade de Brasília diferente de muitas outras instituições educacionais os alunos apoiaram a greve aumentando a luta contra o status quor da educação brasileira e mostrando a feição política que os alunos da UnB têm de melhor. O apoio dos estudantes surgiu dos centros acadêmicos e se espalhou nos corredores do campus de boca em boca, de panfleta a panfleto e também com as redes sociais, onde como era de se esperar os centros acadêmicos mostrando sua real importância na luta pela educação e na manutenção das estruturas educacionais. O centro acadêmico de Biblioteconomia também fez sua parte, sendo um dos primeiros CAs a aderir à greve estudantil determinada de forma democrática em assembleia dos estudantes de graduação definida por maioria dos votos, onde passamos a defender firmemente o movimento tendo até um representante no comando local de greve, mostrando o surgimento de lideranças em nosso curso que por muito tempo caminhava na inércia do conservadorismo. A luta do CABIBLIO na greve ultrapassou o território da capital federal chegando aos solos mineiros no XXXV ENEBD 2012 onde junto com outras lideranças estudantis do curso de biblioteconomia discutimos políticas estudantis e a greve nacional que preocupava todos os estudantes da área. O encontro dos estudantes de biblioteconomia ajudou a entender o panorama do curso em todo território nacional, onde foram discutidas as mudanças temáticas que deveriam ser feitas nos encontros, sendo por muito tempo esquecido o verdadeiro sentido político dos encontros no curso de biblioteconomia, retomando essa preocupação com a difusão da greve das universidades. Com esses acontecimentos e preocupações caminhamos para um novo horizonte onde os acontecimentos nos da à responsabilidade da luta por espaço e poder de representação estudantil nas universidades, aonde a hierarquização educacional vai dando espaço aos verdadeiros interesses conjuntos sem diferenciação entre docentes e graduandos melhorando a resolução de problemas e caminhando rumo ao crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário