terça-feira, 12 de março de 2013

Alem dos livros velhos, raros e antigos


Para os grandes devotos dos livros e da leitura, quem não gosta de frequentar um bom sebo, aquele bem impregnado de livros, recheados de escritos e histórias que nos fazem transcender da terra e alimentar nossos sonhos e imaginações. O livro antigo ou velho pode nos oferecer não só o que esta escrito formalmente em suas folhas, mas também toda uma experiência temporal pelo que vem consigo, como as manchas de café, ou vinho, como as dedicatórias e anotações e também pelos objetos esquecidos por dentro das folhas amareladas.




Os livros antigos nos oferece também uma analise na evolução linguística, como as mudanças no vocabulário, na forma das palavras, no tratamento dado quanto ao conteúdo do texto. Na época em que o conhecimento era algo só para as elites e representava riqueza e conhecimento, os livros até algumas décadas atrás vinham com marca de propriedade, os chamados ex libris, marca pessoal do proprietário do livro.

 Ex libris






Na livraria Sebinho na CLN 406, os funcionários tem um local para os objetos achados nos livros que pertence ao sebo, batizaram de Toscaixa, onde se coloca tudo que é achado dentre os livros.

                                                                       

Foto: Jéssica Moura



Nenhum comentário:

Postar um comentário